Dia 8 - Sexta, 27 de Maio de 2022

NIGDE-CAPADÓCIA Dia completo na fantástica região da CAPADÓCIA, com suas paisagens lunares, suas igrejas e povoados trogloditas. Começaremos visitando GUMUSLER, incrível mosteiro subterrâneo do século VII, talvez tenha os melhores afrescos bizantinos da Turquia.

Em KAYMACLI conheceremos a cidade subterrânea que podia albergar 30.000 pessoas. Visitaremos UCHISAR, fortaleza natural. Depois do almoço conheceremos o Vale de GOREME com seu museu ao ar livre e suas igrejas escavadas nas rochas, ingresso incluído. Hotel em AVANOS. Jantar incluído.



 

O “Mosteiro de Gümüşler” é um mosteiro de cavernas da época bizantina na cidade de Gümüşler, Província de Niğde, Turquia. O mosteiro é esculpido em uma grande rocha e é um dos mais bem preservados e maiores do gênero na região da Capadócia.

O mosteiro só foi redescoberto em 1962. Os afrescos datam dos séculos VII a XI.



 

“Um dos mistérios do mundo é a existência de desenvolvidas cidades subterrâneas no subsolo da Capadócia. Ninguém sabe ao certo quando foram construídas, quem as construiu e com que conhecimento e, principalmente, a real motivação para essa grande obra de engenharia. As entradas para as cavernas eram escondidas e algumas tinham conexão com as casas na superfície. Até os animais domésticos eram levados para lá. Foram encontradas 36 cidades subterrâneas ao todo, sendo as maiores e mais complexas as de Derinkuyu e Kaymakli, sendo possível que todas fossem interligadas.”

“Entrando pelos túneis de Derinkuyu já se percebe a diferença de temperatura que varia em torno de 13°C mesmo nos dias quentes do verão da Capadócia. Existe uma teoria de que a cidade foi construída nos tempos do zoroastrismo, em época da mitologia persa. Alguns atribuem que o motivo de sua construção foi a fuga das mudanças climáticas ocorridas numa suposta catástrofe que gerou a Era Glacial na Terra, talvez numa época da lenda de Atlântida, sendo Derinkuyu um dos refúgios para a humanidade. Mais tarde, abandonada, teria sido aproveitada por outros povos para se esconder de bárbaros.”

“Esta cidade subterrânea já foi citada no documentário do History Channel sobre os alienígenas do passado, sugerindo que homens criaram essa cidade abaixo do solo para se esconder de algo que vinha dos céus, remetendo à Teoria dos Antigos Astronautas.” Renan Antunes, Historiador


“Já neva na Capadócia, território ancestral cuja geologia serviu de cenário para George Lucas filmar "Guerras nas Estrelas". À revelia da neve, no caminho entre o aeroporto de Nevsehir e o hotel Museum em Uçhisar, a luz do Sol ilumina a terra pálida e revirada.”

“Atrás, o monte Erciyes, vulcão extinto de 3.916 m, sempre coberto de neve, protagonizou a gênese da paisagem surreal da Anatólia Central, habitada pelos hititas de 1750 a 1200 a.C. Supõe-se que há 30 milhões de anos o vulcão de Erciyes cobriu de lava uma área de 20.000 km 2. Nos milênios seguintes, a erosão fluvial e eólica desgastou o terreno e, de acordo com a dureza das camadas geológicas, esculpiu as chaminés das fadas.”

“Já no início da era cristã, comunidades religiosas chegaram à região e, como se estivessem fugindo dos árabes muçulmanos, batizaram-na de Göreme, termo que significava "aqui você não pode me ver." Entre eles, o próprio São Paulo, figura chave da Igreja Católica, pode ter orado nessas igrejas rupestres cobertas de afrescos que maravilham os viajantes.”

“A seguir, ainda no vale do Göreme, o museu a Céu Aberto, patrimônio da humanidade pela Unesco, testemunha a fé desses cristãos. Há quem diga que, se não fosse por eles, o cristianismo permaneceria uma seita do judaísmo, pois tanto Jesus como o apóstolo Paulo tinham origem hebreia.” Silvio Cioffi, editor de Turismo da Folha de S.Paulo


Os comerciantes assírios durante o período das Colônias Comercias Assírias (1900-1800 AC) tinham escrito que para chegar a Acemhoyuk de Kultepe em 4 dias eles passaram pela cidade chamada "Nenessa". Emile Forrer em 1926 descobriu o nome "Zu-Winasa" da cidade numa placa enquanto trabalhava no arquivo de Bogazkoy Hettite. Mais tarde, para confirmar que se trata da mesma cidade não foi difícil para os pesquisadores. Durante o período romano o nome da mesma cidade era "Venessa". Todos estes nomes foram usados para um distrito da Turquia atualmente conhecido como Avanos. Os achados arqueológicos da região remontam à Era do Bronze, 5000 anos atrás.

Strabon em sua "Geografia" menciona que Venessa, em termos políticos e religiosos é o terceiro mais importante centro do reino da Capadócia (332 AC- 17 DC) depois de Kayseri e Kemerhisar (Tyana). Avanos era ainda importante no período bizantino. Mais tarde, a cidade degradou gradualmente. Durante o período Otomano, na segunda metade do século 18, Avanos tem um novo recomeço.

Kizilirmak, o rio mais extenso da Turquia, atravessa Avanos. Durante o período Hittita, a região onde o rio corre chamava-se Marassantiya e durante período antigo era chamada Halys.


Início


    Dia 1  ISTAMBUL
___________________________


    Dia 2  ISTAMBUL

___________________________

    Dia 3  ISTAMBUL

___________________________

    Dia 4  ISTAMBUL-ÉFESO-KUSADASI

___________________________

    Dia 5  KUSADASI-BODRUM-MARMARIS

___________________________

    Dia 6  MARMARIS-DALYAN-ANTALYA

___________________________

    Dia 7  ANTALYA-ASPENDOS-SIDE-KARAMAN-NIGDE

___________________________

    Dia 8  NIGDE-CAPADÓCIA

___________________________

    Dia 9  CAPADÓCIA-IHLARA-KONYA

___________________________

    Dia 10  KONYA-EGIRDIR-PAMUKKALE

___________________________

    Dia 11  PAMUKKALE-ÉFESO-KUSADASI

___________________________

    Dia 12  KUSADASI-IZMIR-BURSA-ISTAMBUL

___________________________