Dia 5 - Terça, 24 de Maio de 2022

KUSADASI-BODRUM-MARMARIS Sairemos de manhã para BODRUM, belíssima cidade fortificada de origem grega. Você poderá visitar seu castelo, passear pelas suas ruas cheias de vida e turismo ou pela sua marina.

Depois da hora do almoço continuaremos nosso trajeto em direção a MÁRMARIS, outro belíssimo espaço turístico costeiro, com seu castelo, sua marinha e suas fontes. Jantar e hospedagem na região de Mármaris.



 

“Bodrum, localizada na Península de Bodrum, é bem pouco conhecida pelos brasileiros mas muito turística na Europa. Há quem diga que equivale a Punta del Este ou St. Tropez.”

“Às margens do Mar Egeu, é uma cidade cheia de lojinhas, restaurantes e com uma vida noturna agitada. Mas também oferece uma parte histórica interessante, passeios de barco, noite agitada e muito mais.”

“A cidade atrai uma diversidade de turistas que gostam de passear ao longo da longa orla ladeada por palmeiras diante de elegantes iates que lotam a marina. Do alto do Castelo Medieval construído pelos Cavaleiros de Rodes é possível ver a deslumbrante baía azul de Bodrum, onde os mares Egeu e Mediterrâneo se encontram.” Marianne Rangel



“Marmaris (derivação de mermeri, mármore em turco) era uma pequena vila de pescadores. Foi praticamente toda destruída em 1957, quando sofreu um terremoto que deixou de pé apenas o Castelo de Marmaris e algumas poucas construções ao seu redor. Nos anos 1980, sofreu um boom imobiliário e de 30 mil habitantes passou a abrigar um número de pessoas dez vezes maior. No verão, esse número aumenta ainda mais. Atualmente Marmaris é destino turístico bastante visitado por suas atrações naturais, o mar hipnotizante, as águas mornas, a boa rede hoteleira e diversos restaurantes, bares e night clubs.”

“Basta olhar as fotos de Marmaris para ver por que fiquei maravilhada com o local. A verdade é que eu tenho um fascínio quase inexplicável pela Turquia e sua cultura. Será que alguém já visitou o país e conseguiu ficar indiferente àquele ambiente que mistura cenários tão diversos, história, cultura, religião, turistas, aromas, temperos, sabores… Não estou entrando no mérito de se gostou ou não da Turquia. Mas se o país de alguma forma te faz sentir e pensar o mundo por um ângulo diferente.”

“Não é segredo para ninguém de que a Turquia mexe comigo, faz minhas pernas balançarem e dá um friozinho na barriga. Amo sua comida, temperos, paisagens. A simpatia do povo é acolhedora e, em alguns momentos, perturbadora. É um lugar que ativa diversas sensações e sentimentos a todo momento. Como não gosto muito de rotina e tédio, talvez seja isso que me faz querer voltar, apesar da tensão política do país.” Maisa Kawat, editora de livros.


Não se sabe quando Marmaris foi fundada, mas Physkos como Marmaris era conhecida anteriormente, fazia parte do Império Cariano no século VI a.C. quando invadida pelos lídios. Outra invasão pela Lídia em 334 a.C. levou à partição do império deixado por Alexandre, o Grande.

Segundo o historiador Heródoto, os carianos se estabeleceram no que hoje é a província de Mugla depois de vir de Creta. Eles também tomaram a cidade de Physkos, com seu grande porto natural, e a usaram como base militar para suas campanhas contra os fenícios em Rodes e outras ilhas do Egeu. A civilização cariana entrou em um período sombrio após 300 a.C, depois de séculos sob domínio sucessivo dos egípcios, jônicos, assírios e dórios sucessivamente.

Em 138 a.C. Attalos III, rei de Bergama, cujos antecessores governaram Caria por 90 anos, cedeu Physkos a Roma e a cidade foi governada a partir de Rodes pelos generais romanos. Tornou-se parte do Império Otomano em 1425, e o castelo foi construído em 1521 d.C para uso em um ataque planejado a Rodes.

O sultão otomano da época, Kanuni Sultan Suleyman, O Magnífico, mudou o nome da cidade para Mimaras, que depois se tornou Marmaris, de acordo com a historiadora Evlija Celebi.



 

Início


    Dia 1  ISTAMBUL
___________________________


    Dia 2  ISTAMBUL

___________________________

    Dia 3  ISTAMBUL

___________________________

    Dia 4  ISTAMBUL-ÉFESO-KUSADASI

___________________________

    Dia 5  KUSADASI-BODRUM-MARMARIS

___________________________

    Dia 6  MARMARIS-DALYAN-ANTALYA

___________________________

    Dia 7  ANTALYA-ASPENDOS-SIDE-KARAMAN-NIGDE

___________________________

    Dia 8  NIGDE-CAPADÓCIA

___________________________

    Dia 9  CAPADÓCIA-IHLARA-KONYA

___________________________

    Dia 10  KONYA-EGIRDIR-PAMUKKALE

___________________________

    Dia 11  PAMUKKALE-ÉFESO-KUSADASI

___________________________

    Dia 12  KUSADASI-IZMIR-BURSA-ISTAMBUL

___________________________