Dia 12 - Terça, 30 de Maio de 2022

KUSADASI-IZMIR-BURSA-ISTAMBUL Sairemos rumo à quarta cidade em população da Turquia: IZMIR, conheceremos a igreja de São Policarpo, a mais antiga da cidade, que nos revela a importância dessa região no início do cristianismo (ingresso incluído). Posteriormente viajaremos novamente pelo interior da Turquia.

Parada durante o trajeto para almoçar antes de chegarmos a BURSA, a quarta cidade da Turquia, seu centro histórico foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, com seus tradicionais distritos comerciais, mesquitas, escolas religiosas, banhos públicos… destaca-se a Mesquita Verde.

Chegada a ISTAMBUL no final do dia. Fim dos nossos serviços. Verifique a hora de seu voo para saber se vai precisar de uma noite adicional.



 

“Esmirna era uma bela cidade grega da Ásia Menor localizada num braço do mar Egeu. Ela ficava localizada onde atualmente fica a cidade de Izmir, na Turquia. Na Bíblia, a cidade de Esmirna é citada entre as sete cidades que abrigavam sete igrejas que foram destinatárias das cartas registradas no livro do Apocalipse.”

“No primeiro século, Esmirna era uma cidade importante. Os estudiosos dizem que a cidade de Esmirna disputava com Éfeso e Pérgamo a posição de cidade mais importante da Ásia. Inclusive, moedas que circulavam na cidade a designavam como “a primeira cidade da Ásia em beleza e tamanho.”

“A cidade de Esmirna também reivindicava ser o local de nascimento de Homero, o épico poeta da Grécia Antiga. Obviamente essa reivindicação trazia prestígio para a cidade. Documentos e dados arqueológicos sugerem que a cidade de Esmirna pode ter tido mais de duzentos mil habitantes no primeiro século.” Daniel Conegero, Bacharel em Teologia



Policarpo de Esmirna (/pɒlikɑːrp/; grego: Πολύκαρπος, Polýkarpos; Latim: Polycarpus; n. 69 - m. 155) foi um bispo da igreja de Esmirna do século II. De acordo com a obra "Martírio de Policarpo", ele foi apunhalado quando estava amarrado numa estaca para ser queimado-vivo e as chamas milagrosamente não o tocavam. É considerado por isso um mártir e um santo por diversas denominações cristãs. Policarpo havia sido discípulo do apóstolo João, fato atestado pelo Bispo Ireneu de Lyon que ouviu-o discursar quando jovem, e por Tertuliano.

“São Policarpo foi ordenado Bispo de Esmirna pelo próprio São João, o Evangelista. De caráter reto, de elevado saber, amor à Igreja e fiel à ortodoxia da fé, era respeitado por todos no Oriente”

“A carta escrita por Policarpo aos Filipenses foi preservada. Nesta carta, ele diz: “Fique firme, e na sua conduta siga o exemplo do Senhor, firme e imutável em sua fé, ame seu irmão, amando a cada um e a todos, unidos na verdade e ajudando a cada um com a bondade do Senhor Jesus, não desprezando a nenhum homem”. Fernando Fantini, Canção Nova


As raízes de Bursa podem ser rastreadas até 5200 a.C., o ano em que a área foi colonizada. O que é hoje uma grande cidade da Turquia trocou de mãos entre os impérios grego, bitínia e romano antes de se tornar a primeira capital do Império Otomano em 1335.

Após 1 400 anos de governos greco-romanos e pelo menos mil anos de Cristandade (com breves intervalos de ocupação sassânida, árabe e seljúcida), Bursa foi incorporada em definitivo ao mundo islâmico em 1326 quando Orcano I a capturou. Em 1683, a cidade tinha cento e vinte e quatro mesquitas, várias delas antigas igrejas cristãs, e cinquenta a sessenta chanes.

Na cidade encontra-se a sepultura de Osmã I, o fundador da dinastia que reinou no Império Otomano, de seu filho, Orcano I, de Murad I e de Murad II, o pai de Maomé II, o Conquistador. Bursa foi a sede do sultanato otomano durante 39 anos, até Murad I transferir sua capital para Edirne (antiga Adrianópolis), na Trácia.



Istambul foi relacionada como a 10ª cidade mais visitada em todo o globo em 2019. O número estimado de chegadas internacionais em seu aeroporto bateu na casa dos 14.715.900. As informações são de um estudo da empresa de pesquisa de mercado britânica Euromonitor e divulgadas no site da CNN.



Início


    Dia 1  ISTAMBUL
___________________________


    Dia 2  ISTAMBUL

___________________________

    Dia 3  ISTAMBUL

___________________________

    Dia 4  ISTAMBUL-ÉFESO-KUSADASI

___________________________

    Dia 5  KUSADASI-BODRUM-MARMARIS

___________________________

    Dia 6  MARMARIS-DALYAN-ANTALYA

___________________________

    Dia 7  ANTALYA-ASPENDOS-SIDE-KARAMAN-NIGDE

___________________________

    Dia 8  NIGDE-CAPADÓCIA

___________________________

    Dia 9  CAPADÓCIA-IHLARA-KONYA

___________________________

    Dia 10  KONYA-EGIRDIR-PAMUKKALE

___________________________

    Dia 11  PAMUKKALE-ÉFESO-KUSADASI

___________________________

    Dia 12  KUSADASI-IZMIR-BURSA-ISTAMBUL

___________________________