Dia 1 - Sexta, 20 de Maio de 2022

ISTAMBUL Bem-vindos. Traslado ao hotel e tempo livre. Você receberá de tarde informação para o início do seu roteiro, ou através dos cartazes informativos localizados na recepção do hotel.



______
___

Construído em 1455, dois anos após a conquista de Constantinopla pelo sultão Mehmet II, coração pulsante da nova capital otomana, o Grande Bazar floresceu em paralelo com a expansão do império que se estendia do Magrebe aos Bálcãs, do Oriente Médio até a Mesopotâmia, passando pela península Arábica, antes de afundar no final da Primeira Guerra Mundial.

Por muitos séculos, foi o mais importante centro comercial do Mediterrâneo. Imenso, o complexo do mercado coberto mais antigo do mundo ocupa uma área de 31 hectares e engloba milhares de lojas, cafeterias e restaurantes e elementos arquitetônicos únicos. Há 2 mesquitas e 4 fontes cobertas com belos mosaicos. O bazar também possui 2 hamam do século XIV. Em 2019, antes de ser fechado pela pandemia, 42 milhões de pessoas visitaram o local ondem trabalham cerca de 20 mil pessoas.



 Um complexo gigantesco de lojas de artes, antiguidades, tapetes, perfumes, tecidos, especiarias, roupas, joalheria, cerâmica, doces típicos, artigos de decoração, roupas em couro, restaurantes, café e diversos outros produtos.

“Os turcos adoram negociar, mas tudo tem um limite: não adianta perguntar o valor de algo e chegar oferecendo 1/5 dele, isso já vira ofensa. A dica é começar oferecendo 50% do valor e ver a reação do vendedor: se ele fizer uma cara feia e nem oferecer uma contra proposta, saia devagar e parte para a próxima loja; se ele diminuir uns 10% do valor, já é algum sinal de uma negociação mais promissora.”

“Na Turquia a pesquisa tem que ser em pelo menos umas 5/6 lojas, já que em cada uma vai ter alguma diferença de preço, característica do produto e simpatia/desespero do vendedor, que influência, e muito, no preço final da mercadoria.”

“Evite comprar nas lojas das ruas principais, principalmente no Grand Bazaar. Como o lugar é imenso (são milhares e milhares de lojas) muitos turistas ficam perambulando só pelas ruas principais para não se perder e os vendedores, sabendo disso, inflacionam os preços. Não tenha medo: ligue seu GPS interno, observe marcos para se orientar e entre com tudo nas cerca de 60 ruas existentes. A diferença de preço é absurda: vale mesmo a pena!”  Guta C. (especialista em turismo)

Início


    Dia 1  ISTAMBUL
___________________________


    Dia 2  ISTAMBUL

___________________________

    Dia 3  ISTAMBUL

___________________________

    Dia 4  ISTAMBUL-ÉFESO-KUSADASI

___________________________

    Dia 5  KUSADASI-BODRUM-MARMARIS

___________________________

    Dia 6  MARMARIS-DALYAN-ANTALYA

___________________________

    Dia 7  ANTALYA-ASPENDOS-SIDE-KARAMAN-NIGDE

___________________________

    Dia 8  NIGDE-CAPADÓCIA

___________________________

    Dia 9  CAPADÓCIA-IHLARA-KONYA

___________________________

    Dia 10  KONYA-EGIRDIR-PAMUKKALE

___________________________

    Dia 11  PAMUKKALE-ÉFESO-KUSADASI

___________________________

    Dia 12  KUSADASI-IZMIR-BURSA-ISTAMBUL

___________________________