L O U N G E

O termo "Lounge Music" não se refere a um gênero musical específico, mas sim a um termo genérico, usado pela indústria da música para designar diversos estilos, com batidas eletrônicas, que misturam Jazz, Bossa Nova e Funk. O alto grau de sofisticação e a sutileza de algumas composições, chega a surpreender os músicos mais exigentes. O uso de instrumentos acústicos (como baixo acústico, instrumentos de sopro, violão, percussão, etc.) é bastante comum no estilo. Os instrumentos são tocados em cima da batida eletrônica originando uma combinação inovadora e criativa. Destacam-se também releituras de músicas clássicas dos mais variados gêneros musicais ( rock, dance, erudito), que proporcionam uma gama infinita de possibilidades de criação e de produção musical.

Exemplo dessa diversidade de estilos é a confusão que se vê nas prateleiras das lojas de CDs, onde sob a égide da música lounge se encontram os mais diferentes estilos, como o Nu-jazz, o Acid Jazz, o Chillout, o Downtempo, o Ambient House, oTrip-Hop, a Trance-House, dentre outros.

Como grupos e artistas de destaque na música lounge pode-se citar Ashley Slater, Bonobo, Bobby Hughes Combination, Count Basic, De-Phazz, Doctor Jazz Universal Remedy, Flying Pop's, Gabin, Incognito, Jazzamor, Klaus Waldeck, Matthias Vogt Trio, Metropolitan Jazz Affair, Mo' Horizons, Moodorama, Nathan Haines, Nightmares on Wax, Parov Stelar, Patchworks, Saint Privat, Sofa Surfers, Space Raiders, Thievery Corporation, Tosca, Zero 7 e Zimbala.


Count Basic

A criação de novas texturas musicais a exemplo da música lounge nos remete às décadas de 20 e 30 na Grã-Bretanha, quando surgiu a chamada Music Light, um gênero que buscava a criação de novas texturas musicais, como a "cascading strings" de Ronald Binge (1910-1979) ou representavam lugares, objetos ou estado de espírito, levando o ouvinte a imaginar que está em um lugar diferente da onde realmente se encontra.

Ernest Tomlinson (1924), músico e estudioso da música light,é fundador de uma biblioteca especializada no gênero ("The Library of Light Orchestral Music", com mais de 30.000 peças). Ele é citado por fontes autorizadas como autor da célebre afirmação de que a princiçal característica da música light é ser melodiosa e experimental, razão pela qual é considerada como a percussora da música lounge ou "Early Lounge".


Ernest

A música light teve o seu auge nos anos 40 e 50, época na qual a British Broadcasting Corporation lançou o programa "BBC Light Programme" (1945). Em 1952, o programa "Friday Night is Music Night" era o de maior duração do ramo de música ao vivo. A partir dos anos 60, compositores da música light produziram trilhas para clássicos do cinema como Star Wars e ET.

 

Billy Mayerl, Burt Bacharach, Charles Williams, Trevor Duncan, Eric Coates, Frederick Curzon, Grof Ferde, Haydn Wood, Henry Mancini, John Williams, Leroy Anderson, Mantovani, e Gershwin, Robert Farnon, Ronald Binge, Trevor Duncan, são exemplos de artistas da música light.

 

O termo "Lounge" também é uma referência às músicas tocadas em salões, cassinos e hotéis (anos 50 e 60), executadas por artistas que interpretavam músicas populares, mas também se refere a esses ambientes fechados que, hoje, são idealizados especialmente para se ouvir música relaxante em locais aconchegantes, como os parisienses Buddha Bar e Hotel Costes, além dos cafés da região de Saint Germain de Prés.


2B lounge bar - Amsterdan

O termo lounge parece mesmo não se dissociar da música de bares e ambientes fechados, independentemente do estilo musical, prova disso é o lendário Clube Lounge AX de Chicago (1987-2000), onde desfilavam conjuntos de rock alternativo (Smashing Pumpkins, Golden Smog, Mekons, Old 97's), apresentando seus experimentos musicais.

O Brasil, inventor da Bossa Nova, e reconhecido pela excelência de seus compositores, vem se destacando no cenário internacional como grande celeiro da música lounge, onde DJs e músicos criam novas melodias a partir da mistura de base eletrônica, samba, bossa nova, jazz, ritmos afros, e da releitura dos clássicos brasileiros. AfroRio, DJ MAM, Edson X, Eletrosamba, Luiz Macedo, Mad Zoo, o veterano Marcos Valle, Maria Gads e Nova Bossa e são atuais expoentes da música lounge brasileira.

Diante de tamanha diversidade de estilos e culturas fica quase impossível apresentar seleção musical que abranja todas elas, nesse contexto, a Sunrisemusics, site de divulgação de música, cultura e entretenimento, apresenta em Radios Projects, coletânea com vistas à proporcionar uma visão panorâmica da música Lounge. Esperamos que aprecie, mas sem moderação


Sunrise Musics Project - Lounge Vol. II

Fontes:

http://www.rfsoc.org.uk

http://www.churchill-society-london.org.uk

http://en.wikipedia.org

http://www.chibarproject.com/Memoriam/LoungeAx

http://cpopular.cosmo.com.br/metropole/

http://www.brazilianlounge.art.br

http://globoradio.globo.com/MusicCenter

http://www.last.fm/tag/lounge&ei

http://deluxetelevision.com/deluxe_radio