Fleetwood Mac - Fleetwood Mac

Cópias vendidas: 5 000 000 - Data de lançamento: Agosto de 1975

Primeiro álbum do Fleetwood Mac contando com a participação do casal recém-chegado e recém constituído pelo guitarrista Undsey Buckingham e por Stevie Nicks. Fleetwood Mac viu a banda desviar-se do percurso de blues que percorria desde o seu início 8 anos antes e embrenhar-se numa área pop/folk/rock que, para os membros originais - o baterista Mac e a equipe de marido e mulher Christine e John McVie - era território virgem.

Os novos membros da banda - e o subsequente afastamento que instigaram - tornaram merecido o esforço de desvio criativo. Embora em termos de vendas o melhor ainda estivesse por vir, Fleetwood Mac valeu à banda o seu primeiro álbum número um nos EUA, mantendo-se 48 semanas nas tabelas, enquanto chegava a número 23 no Reino Unido.

Nicks traz para a banda uma elegância etérea, explorada com efeito notável em Rhiannon, enquanto a guitarra e os talentos de compositor de Buckingharn criam um som mais rock e transatlântico, por exemplo na faixa de abertura "Monday Morning" e em "I'm So Alraid". Este material, em conjunto com as contribuições de Nicks, equilibra de forma perfeita as canções de amor embaladas da principal autora, Christine McVie. São, contudo, as canções de McVie que fornecem calor ao álbum, com "Warm Days" e "Over My Head". O álbum conquistou o seu quinto disco de platina em Outubro de 1986.

Editora: EUA e Reino Unido: Reprise

Gravado em: Los Angeles, EUA

Participantes: Undsey Buckingham, Stevie Nicks, John McVie, Christine McVie e Mick Reetwood

Produtores: Fleetwood Mac, Keith Olsen

1. Monday Moming (2:48)
2. Warm Ways (3:50)
3. B1ue Letter (2:31)
4. RhiaMOn (4:12)
5. Over My Head (3:34)
6. Crystal (5:12)
7. Say Vou Love Me (4:11)
8. Landslide (3:05)
9. Wortd Tuming (4:25)
10. Sugar Daddy (4:09)
11. I'm So Alraid (4:15)

Duração total do álbum: 41 minutos