O clube mais popular da Alemanha

Schalke 04

Antigamente, Gelsenkirchen era conhecida como a cidade dos mil fogos, pelo enorme número de carvoarias que, com suas chaminés, iluminavam o céu do município. Foi nesse cenário operário que surgiu uma das maiores paixões da Alemanha : o Schalke 04. A cidade tem tudo a ver com a história do futebol: heróis imortais, vitórias brilhantes, derrotas amargas e lendas que fazem a fama do FC Schalke 04 e são transmitidas de geração a geração em Gelsenkirchen. Uma história, que quase toda criança aprende no berço, é a do genial “pião do Schalke”, um esquema tático que tinha Ernst Kuzorra e seu cunhado Fritz Szepan como peças-chave nos idos de 1920. Com o “pião do Schalke”, que tinha sutis passes curtos como característica, a equipe da cidade do carvão deixava os adversários tontos na época.

Gelsenkirchen é regida pelo futebol. Poucas cidades tem uma ligação tão estreita com sua equipe de futebol como Gelsenkirchen e o FC Schalke 04. Devido à sua tradição e às suas grandes vitórias, a equipe ganhou fama internacional e com ela a cidade.

O descobrimento do carvão em 1840 e a construção da estação ferroviária alteraram os destinos da cidade. Num piscar de olhos Gelsenkirchen passou a ser um centro da indústria pesada. Com quase 400.000 habitantes Gelsenkirchen ganhou dimensões de uma grande cidade industrial.

Fundado no dia quatro de maio de 1904 (por isso o 04 no nome), por um grupo de adolescentes, o Schalke possui uma história conturbada, mas repleta de glórias. Em seus primórdios, a equipe demorou a ser inscrita pela Associação Alemã de Futebol, que relutava em aceitar um time tão proletário como aquele.

Somente a partir de 1925 a história da equipe ganhou em prestígio. O estilo de jogo daquele Schalke, marcado por muita movimentação de bola, foi batizado pela imprensa de “Schalker Kreisel” (literalmente, ‘Pião do Schalke’). Esse foi o início do período de glórias do time, que conquistou seis dos sete títulos alemães que tem (1934, 35, 37, 39, 40 e 42). Daquele time, destacaram-se os habilidosos Ernst Kuzorra e Fritz Szepan, até hoje lembrados como dois dos maiores jogadores de todos os tempos na Alemanha.

Depois do período de glórias no pré-IIª Guerra, os Azuis Reais viveram um período complicado de sua história, mantendo-se na gangorra entre a primeira e a segunda divisão. Somente a partir de 1991 o clube voltou a firmar-se de vez na Bundesliga. Nessa época, nasceu na cidade outro grande jogador que viria a fazer história com a camisa azul e branca do Schalke e também com o uniforme da seleção alemã: Olaf Thon, campeão do mundo com a Alemanha em 1990. Ele jogou por muitos anos na equipe azul antes de transferir-se para o Bayern de Munique. Com ele no time, o Schalke conquistou seu título de maior expressão – a Copa Uefa 1997, sobre a Internazionale.

Seu estádio, o ‘ArenaAufSchalke’, foi inaugurado em 2001, após três anos de obras que custaram € 192 milhões. Ele conta com quatro telões de 36 m², teto retrátil, gramado removível, sistema eletrônico de pagamento de ingressos e de estacionamento, uma capela para os torcedores mais religiosos e um reservatório central de cerveja para os mais animados. Não à toa, carrega o nobre título de melhor estádio da Europa, status conquistado em avaliação feita pela FIFA. Nele aconteceu a final da Liga dos Campeões da Europa em 2004, quando o Porto venceu o Monaco.

O telão oficial da Copa ficará no Glückauf-Kampfbahn, o antigo estádio do Schalke 04 que foi utilizado na Copa de 1974.

Desde o fechamento da última mina de carvão, em 1998, Gelsenkirchen, localizada na região do Rio Ruhr, no estado da Renânia do Norte-Vestfália, vem tentando mudar sua cara. Na década de 60, final do auge das carvoarias, a cidade chegou a ter mais de 380 mil habitantes. Atualmente, são 100 mil a menos. Em 1840, quando a mineração de carvão começou, eram apenas seis mil.

Durante a II Guerra Mundial, Gelsenkirchen permaneceu como centro da produção de carvão e refino de petróleo na Alemanha. Ou seja: foi fundamental na logística e estratégia do Reich. Por essa razão, foi duramente bombardeada pelos Aliados e, para variar, totalmente destruída.

__________________________________________________________

Títulos

* Nacionais
o Alemanha champion (7): 1934, 1935, 1937, 1939, 1940, 1942, 1958
o Copa Alemanha (4): 1938, 1972, 2001, 2002

* Internacionais
o UEFA Cup (1): 1997


Fontes : Schalke04 Official Web Site, UOL, Trivela.com e Wikipedia

SunriseMedia - Entretenimento
Home
Links




Esportes / Matérias: Esportes Radicais / Skate | Eurocopa | F1 - Operação de Guerra | Federer | Grandes Esquadrões | Lewis Hamilton | M. Schumacher | Marilson dos Santos | Origem do Tenis | Rei Pelé | São Silvestre | Schalke 04 | Turfe | Volta da França | F1 - Raikkonen Campeão | Hamilton Campeão | Vancouver 2010 | Copa do Mundo 2010